quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

 8 de janeiro, dia do fotógrafo, e o Rosticidade apresenta hoje os trabalhos de Jéssica Santos e Jakeline Soares.

"Os fotógrafos não têm fronteiras. Eles são capazes de fotografar o belo e o feio. Denunciar. Refletir. Tudo é imagem."

January 8, the day of the photographer, and today Rosticidade presents the works of Jessica Santos and  Jakeline Soares.



"Photographers have no boundaries. They are able to photograph the beautiful and the ugly. Report. Ponder. Everything is picture."



 
"Na imagem proposta para este trabalho, intitulada “a realidade oculta”, a escolha foi realizada pela imagem poder ultrapassar o que realmente poderia ser, por meio dos elementos presentes nela. O espaço aberto do Mercado da Francesa se altera para uma moldura que ressalta várias casinhas aglomeradas, localizadas em um espaço altamente precário e não recomendável para qualquer tipo de moradia, a mercê dos dejetos produzidos pelas próprias pessoas que se encontram no local e outros tipos de poluições que consequentemente, causam contaminações diversas. O cenário desfavorável e negativo passa a ser exposto como em um quadro a céu aberto, se opondo a tudo que normalmente é vendido e demonstrado nos quadros aleatórios, em propagandas, outdoor, cartazes, campanhas, entre outros, sustentados na publicidade que busca expor só o que nos agrada, que nos ilude, que nos fascina, ocultando e direcionando nossa visão para um mundo além do real." 

"In the picture proposed in this work, entitled" The Hidden Reality ", the choice was made by the image power beyond what could actually be, by means of the elements present in it.'s Open space of the French Market changes to a frame that emphasizes several clustered cottages, located in a highly precarious space and not recommended for any type of property, the mercy of waste produced by the very people who are on site and other types of pollution that consequently cause various contaminations. unfavorable negative scenario and passes to be exposed as a framework in the open, opposing all that is usually sold and shown in random pictures in advertisements, billboards, posters, campaigns, among others, supported the advertising that seeks to expose only what pleases us, that eludes us, that fascinates us, hiding and directing our vision for a world beyond the real. "
Jéssica Santos 


"Dentre os demais links nossos olhos se voltam para presença de um personagem, um homem sentado num banquinho de madeira afastado da capelinha, contemplando a grande cruz, simbologia da igreja Católica. Podemos observá-lo como um estudante pela pequena mochila nas costas, usada pela maioria dos jovens da atualidade. Será ele o referente principal? De fato é.
Por ângulo posicionado à direita, se torna difícil decifrar a expressão do rosto do rapaz, mas pela posição das mãos, do corpo, a cabeça voltada em direção à igreja, demonstra momento de reflexão ou contemplação da cruz, e a partir desses indícios, pode-se considerar a fotografia como espelho do real, refletida para a realidade.
Realidade vivida pelos jovens consagrados da comunidade, os quais dedicam seu trabalho comunitário em favor da caridade. Jovens que carregam a cruz no peito, em sinal de adoração e fervor à vida que brota da cruz.
Diante desses fatores podemos discordar com DUBOIS, que afirma que a imagem fotográfica é uma "mensagem se código", pois quem nunca esteve presente no retiro da Santa Cruz, não reconheceria esse lugar. Quem não conhece os jovens da comunidade Vida Nova, não sabem da relação da vida deles como comunidade. Quem não frequentou religião alguma não saberia o significado da cruz.
O porquê da escolha da foto? Nada mais seria por eu ter feito parte dessa família CCVN, hoje nos seus onze anos eu pede conhecê-la durante três anos da minha vida, atualmente não mais presente, mas quando se falou em fotografia, "a foto", algo que tenha um grande significado pra mim, não pensei duas vezes, quis registrar essa capela, onde vivi os melhores momentos na minha fé, antes da universidade. E como trabalho de conclusão da disciplina, a ela me remeti.
Portanto, podemos entender que a fotografia é muito mais do que uma simples imagem armazenada num papel, ela nos remete à uma série de implícitos, mesmo que não escritos foram possíveis de interpretar. Mecanismos facilitadores remetidos por meio da tecnologia nos dão essa proporção de registrar momentos, seja qual for, quem, como, quando, onde e porque... é o momento único."
" Among the other links our eyes turn to the presence of a character , a man sitting on a wooden stool away from the chapel , contemplating the great cross , symbols of the Catholic church. , We can observe it as a student by small backpack , used the majority of young people today. he will be the main reference ? indeed it is .For right angle positioned , it becomes difficult to decipher the expression on the face of the boy , but by the position of the hands , the body , the head turned toward the church , shows moment of reflection or contemplation of the cross , and from these clues , can consider photography as a mirror of reality, reflected in reality.Reality experienced by young consecrated community who devote their community work for the charity. Young people who carry the cross on his chest , in adoration and fervor for life that flows from the cross.Given these factors may disagree with DUBOIS , which states that the photographic image is a "message code is " for those who have never attended the retreat from Santa Cruz , would not recognize this place . Who does not know the community's youth New Life, do not know the relationship of their lives as a community . Who has not attended any religion would not know the meaning of the cross .The reason for choosing photo? Nothing more that I would have been part of this family CCVN today in his eleven years I know it asks for three years of my life , now no longer present , but when it spoke in photography , "photo " , something that has a great significance for me , did not think twice , wanted to record this chapel, where I lived the best moments in my faith before college . And as for completion of work discipline, she mailed me .Therefore , we can understand that photography is much more than a simple image stored on a role, she leads us to a series of implicit , if not written were possible to interpret. Facilitating mechanisms remitted through technology give us the proportion of recording time , whatever , who, how, when, where and why ... is the only time . "  
Jakeline Soares

 

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